quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Oitavas de final da Liga dos Campeões tem duelos definidos.

O sorteio das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa, realizado na ultima quinta-feira, em Nyon, na Suíça, colocará frente a frente, Barcelona e Milan, além de Manchester United e Real Madrid duelos entre quatro times, que juntos, somam 23 títulos da competição.
O jogo entre a equipe de Alex Ferguson e o time madrilenho é o que contém o maior número de troféus: 12. O Manchester United, primeiro colocado do grupo H, levantou a taça em três oportunidades. Já o Real Madrid, segundo no grupo D, é o maior campeão da 'Champions', com nove conquistas.
Último campeão presente no torneio - o Chelsea, vencedor em 2011/2012 caiu na fase de grupos -, o Barcelona (2010/2011), líder do grupo G, conquistou o torneio em quatro oportunidades. Em fase de renovação, o Milan, segundo lugar no grupo C, ocupa o segundo lugar no pódio de maiores campeões, com sete conquistas.
Entre todas as equipes que disputam as oitavas de final, o melhor colocado na última temporada é o Bayern de Munique, vice-campeão em 2011/2012. Líder do grupo F, a equipe alemã, não deve ter vida fácil, já que enfrentará o Arsenal, segundo colocado no grupo B.
Último campeão fora do eixo Espanha-Inglaterra-Itália, o Porto, vencedor em 2003/2004, e vice-líder do grupo A, enfrentará o Málaga, único estreante na competição nesta temporada a chegar às oitavas de final. Ainda por cima invicto, o time espanhol foi o primeiro no grupo C.
Outros dois campeões conheceram hoje seus adversários. A Juventus, dona da taça em 1984/1985 e 1995/1996, enfrentará o Celtic. Já o Borussia Dortmund, sensação da atual edição da Liga dos Campeões e vencedor em 1996/1997, enfrentará o "brasileiro" Shakhtar Donetsk, de Ilsinho, Fernandinho, Willian, Douglas Costa, Alan Patrick, Alex Teixeira, Dentinho e Luiz Adriano.
Considerado um dos "novos ricos" do futebol mundial, o Paris Saint-Germain, de Zlatan Ibrahimovic e Thiago Silva, líder do grupo A, encarará o Valencia, segundo no grupo F. O último duelo das oitavas colocará frente a frente Schalke 04, primeiro no grupo B, e Galatasaray, segundo no grupo H.
O sorteio da competição foi feito de forma dirigida, com duas condições: equipes do mesmo país não podem se enfrentar nas oitavas de final, assim como dois clubes provenientes do mesmo grupo da fase anterior.
Quem conduziu a cerimônia de hoje foi o secretário-geral da Uefa, Gianni Infantino. O responsável pelo sorteio das bolinhas, contendo os nomes das equipes foi o ex-meia Steve McMananman, ex-Liverpool, Real Madrid, Manchester City e seleção inglesa.
Os confrontos de ida das oitavas de final acontecem nos dias 12, 13, 19 e 20 de fevereiro de 2013. No mês seguinte, nos dias 5, 6, 12 e 13 de março, serão realizadas as partidas de volta, que definirão os oito classificados para às quartas de final da principal competição de clubes da Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário