domingo, 29 de setembro de 2013

As comparações matam o esporte brasileiro.

O título deste pode até parecer exagerado, mas nos últimos dias estava pensando como as comparações atrapalham e de certa forma “matam” alguns esportistas brasileiros.
A cerca de um mês a seleção brasileira masculina de basquete foi eliminada de forma pífia, para não dizer outra coisa, da Copa América que valia vaga no mundial da modalidade que será disputado nos meses de Agosto e Setembro do ano que vem.
Conversando com várias pessoas sobre o acontecido, elas seguiam a mesma ideia do técnico da seleção Rubén Magnano, que os principais culpados seriam os jogadores da NBA que pediram dispensa e que no tempo do Oscar não acontecia isso.
Será? No tempo do Oscar o mundo era outro. Não girava em torno de tanto dinheiro como hoje.
Não estou dizendo que essa é a forma correta, mas não sabendo a situação detalhada de cada um. O motivo real de cada uma das dispensas.
Será que essa pressão dada em cima de jogadores como Cristiano Felício, Rafael Luz e Rafael Hettsheimer, que por exemplo não pontuaram na última partida contra a Jamaica, não prejudicou não só a eles como o grupo todo? Eles não prestam para mais nada? E se Nenê, Varejão e companhia estivessem disponíveis para o campeonato e o resultados fosse o mesmo, de quem seria a culpa? Muitas perguntas sem resposta.
Da mesma maneira acontece com cara como Thomaz Bellucci e outros tenistas, sempre com resultados comparados ao Guga.  Com o Barrichello e o Massa comparados ao Eterno Senna, só pra citar uns, na minha opinião, mas hostilizados por contas das conquistas. Caras que tem resultados, até bons, mas nunca são o suficientes para a maioria.
Comparar as pessoas, no caso os esportistas, com mitos é algo comum, mas devemos maneirar nas comparações. Nunca mais surgira um Senna, um Oscar, um Guga, um Zico, um Pelé, por que esses caras foram únicos. Podem surgir até próximos a eles mais nunca iguais. O que temos que fazer é comemorar resultados positivos e dar apoio nos negativos.
Pois nem todo o esporte é como o futebol e o vôlei que os ídolos sempre se renovam de temporada em temporada.

Estamos a menos de dois anos do maior evento esportivo do mundo, as Olimpíadas, que acontecerão aqui no nosso país e sem apoio dos próprios brasileiros quem irá incentivar nossos atletas? #FicaaDica


Nenhum comentário:

Postar um comentário